Reportagem e fotos: André Felix | 11/04/2023 | 15:05
Um dos lugares mais paradisíacos do Rio de Janeiro e que atrai milhares de turistas pelos seus famosos bondinhos, todavia, existe um caminho pela mata atlântica, com fácil acesso e que poucos conhecem. Então, o que é este recinto? A questão da natureza é imprescindível em comparação com outros lugares. Sua trilha nos chama a atenção começando pela pista Cláudio Coutinho, que é aberta das 6hs às 18hs; subindo terreno acima, avistamos a grandeza do lugar. Beirando mar e as rochas desgastadas, a impressão é de que o recinto não mudou com o passar dos anos; são aproximadamente 1,5 Km de trajeto que leva, desde o início da trilha, que fica na Praia Vermelha, até o cume, mas, para chegar até a parte da mata, é preciso seguir as placas fixadas no local. No lugar, também, possuem algumas escadas, feitas de madeira para ajudar os adeptos aventureiros a subirem o cume. No meio do caminho, você pode se deparar com animais da região, tais como cobras, lagartos e até macaquinhos.
São 220 metros entre subidas íngremes e trechos planos, a subida leva, aproximadamente, 40 minutos para os que estão acostumados; para os que não estão, leva mais tempo a subida, todavia, o esforço vale a pena. A chegada ao topo é um grande privilégio e para os que chegam; a vista é maravilhosa. Sua panorâmica é incrível, dando para visualizar grande parte da Baía de Guanabara, a enseada de Botafogo, o aterro do Flamengo, grande parte do centro do Rio, o Aeroporto Santos Dumont, o Cristo Redentor e grande parte da cidade de Niterói. O morro também possui um anfiteatro, restaurantes e os bondinhos antigos para os turistas tirarem fotos. Ainda é possível comprar ingressos para a subida do Pão de Açucar, claro, com preço reduzido. Seja como for, não é só a natureza do recinto, e sim, uma delícia de ser visitado e explorado.
E não é só isso. O bairro da Urca, onde fica localizado o morro da Urca, por sua vez, tem grande importância para a fundação da cidade do Rio. Foi nessa região que os portugueses estabeleceram uma fortificação em 1565, devido ao fato de toda a Baía de Guanabara ser habitada por povos indígenas, o lugar acabou sendo escolhido por fundar a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Anos mais tarde, a região viria a se tornar o bairro Urca, conhecido por seus grandes morros. Em meados do século XX, o bairro ainda teve o grande privilégio de ter a TV Tupi, a televisão pioneira dos anos 50, que tinha a sua sede no bairro e que chegou ao fim em 1980.