Em parceria com o HEMORIO, escola pretende bater a meta de 150 bolsas de sangue coletadas
Redação 8K / Fotos: Divulgação
Publicado
08/11/2023 às 17:01
No próximo sábado, dia 11, o Acadêmicos do Salgueiro se une ao HEMORIO em uma iniciativa solidária. A partir das 10h, eles realizarão mais uma campanha de doação de sangue com o objetivo de coletar 150 bolsas.
Esta ação é uma tradição na escola, promovida pelo Centro Médico do Salgueiro, e é considerada uma das atividades sociais mais significativas da agremiação, de acordo com a coordenadora do Centro Médico, a psicóloga Vilma Araújo.
“O Hemorio já é um parceiro antigo nosso e consideramos esta uma das nossas ações mais importantes. Doar sangue é um ato de amor e carinho com o próximo, não tem como prever o futuro, hoje você é doador, amanhã pode ser você ou algum familiar quem precisará deste gesto”, destaca.
Para doar, basta se dirigir das 10h às 16h à quadra do Acadêmicos do Salgueiro, na Rua Silva teles, 104, Andaraí. Todas as informações sobre quem está apto a doar podem ser encontradas no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br). Entre os principais requisitos para quem quer ser doador estão:
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável;
- Pesar no mínimo 50 Kg;
- Não estar em jejum, evitando apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Situações que impedem provisoriamente a doação:
- Febre acima de 37°C;
- Gripe ou resfriado;
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana);
- Amamentação (até 1 ano após o parto);
- Uso de alguns medicamentos;
- Anemia;
- Cirurgias;
- Extração dentária há 7 dias;
- Tatuagem ou piercing impedem pora doação por um ano (piercing na cavidade oral e/ ou região genital, um ano sem doar após a retirada);
- Vacinação, o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Transfusão de sangue, impedimento por um ano.
Carnaval 2024:
Em 2024, o Acadêmicos do Salgueiro vai levar para a Avenida a história e a luta do povo Yanomami com o enredo Hutukara, de autoria do carnavalesco Edson Pereira. A Academia do Samba faz um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região. Hutukara significa “a floresta construída dos yanomami”. O enredo é baseado no livro “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami.
SERVIÇO:
Doação de sangue no Acadêmicos do Salgueiro
Data: 11 de novembro de 2023 (sábado)
Horário: das 10h às 16h
Local: quadra do Acadêmicos do Salgueiro – Rua Silva Teles, 104, Andaraí