Por Silvia Pereira / Fotos: Flávio Marroso
Publicado
18/09/2023 às 23:50
No imponente Palácio Pedro Ernesto, repleto de memórias históricas, um dos poucos monumentos situados na emblemática Cinelândia no centro do Rio de Janeiro, fica a Câmara de Vereadores da Cidade Maravilhosa, que costuma homenagear grandes figuras de relevância política, social e econômica que fazem parte da história do povo carioca.
Criada em 1980, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal honraria concedida pelos vereadores do município do Rio de Janeiro e entregue a pessoas e entidades que possuem atuação destacada na sociedade brasileira ou internacional.
A honraria é concedida à personalidades da sociedade civil, que prestam relevantes serviços à população brasileira, em qualquer área da atividade humana. Nesse última sexta-feira, 15/09, não foi diferente.
No final do dia, às 18h no Plenário da Câmara de Vereadores, a Sessão Solene, foi aberta à convidada de honra do Vereador Inaldo Silva, em coautoria do ato com a vice-presidente da Casa Tânia Bastos.
A homenageada daquela noite foi a atual Presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça, que recebeu a Medalha Pedro Ernesto, das mãos da vice-presidente da Casa, Vereadora Tânia Bastos.
Na cerimônia, Calaça foi a dona da noite, roubando a cena e as atenções de todos pela sua vitoriosa trajetória profissional de uma carreira bem sucedida no setor público.
Em um passado recente, Luciana acumulou a direção do Educandário Romão Duarte, do Hospital Nossa Senhora do Socorro e coordenou a área de repouso Santa Maria Manoel, onde teve atuação competente e de reconhecimento público de toda a sociedade carioca.
Em 2005, por ser dona de currículo tão bem avaliado na área de assistência social, Luciana Calaça, junto com outros renomados autores, foi convidada a escrever matéria para o “Livro Abrigos”.
Por essas e outras razões, é que é que para Luciana, ocupar o pódio de uma veterana no quesito “Condecorações” já faz parte de sua rotina, isso por que seu prestigiado legado profissional lhe confere às vezes, missões que é quase um sacerdócio, e que só permitem suas digitais.
Por isso, a outorga da Medalha Pedro Ernesto, que se une a tantos outros troféus, de igual magnitude, honrando sua galeria de homenagens, conta também com a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que foi ganha no ano de 2005.
Hoje, Luciana comanda a Leão XIII desde dezembro do ano passado, e que graças ao um grande acúmulo de experiências passadas bem sucedidas, aumentou significativamente as ações sociais em todo o estado.
Até agosto deste ano, já tinham sido atendidas 156 mil pessoas, com emissão gratuita de documentos civis, como certidões de nascimento e óbito, identidade e casamento.