Por Silvia Pereira / Fotos: Divulgação
Evento, captado pela Invest.Rio em parceria com a Fecomércio, deve movimentar 1,2 bilhão na economia carioca
O Rio de Janeiro inicia um dos maiores Festivais de Tecnologia do mundo: o Web Summit Rio, de 1º a 4 de maio. O encontro está reunindo milhares de visitantes no Riocentro para debater temas como ciências de dados, educação, comércio eletrônico, futuro do trabalho, alterações climáticas, meios de comunicação, entre outros tópicos.
O prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, participará do evento ao lado de nomes como David Vélez, fundador e CEO do Nubank; Ayo Tometi, cofundadora do Black Lives Matter; Luciano Huck, apresentador de TV; Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Kathleen Breitman, cofundadora da Tezos; Cassie Kozyrkov, Mate Pencz, Co-founder & CEO Loft; Gabriel Braga, cofundador e CEO do QuintoAndar; Catherine Powell, Global Head of Hosting do Airbnb; e Maju Coutinho, apresentadora de TV.
A realização do Web Summit Rio é fruto de um trabalho conjunto de captação da Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura, e da Fecomércio RJ, por meio do Senac RJ. A iniciativa faz parte do convênio Rio do Futuro, que une as duas entidades em prol do fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação carioca, tendo a educação, a pesquisa e a inclusão digital como pilares.
Para o prefeito Eduardo Paes, o evento confirma o momento da cidade em se tornar referência em inovação.
– Nós estamos trabalhando há mais de um ano para trazer e realizar esse evento aqui no Rio. Além disso, nesta nossa gestão, estamos com uma agenda forte de projetos e políticas públicas ligados às áreas de tecnologia e inovação. Com o Web Summit, conseguimos trazer grandes empresas, talentos e investidores para debater um tema tão relevante. Temos vocação para sediar grandes eventos, e estamos muito felizes em concretizar mais esse. É mais um passo para sermos a capital de tecnologia da América Latina – disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, destaca a importância do impacto econômico para a cidade.
– Esperamos que o Web Summit Rio movimente cerca de R$ 1,2 bilhão até 2028. Só este ano, os gastos dos turistas deverão atingir R$ 66,9 milhões. Mas queremos que o evento deixe um legado para além das boas notícias na economia. Esperamos que ajude a reforçar a potência inovadora que o carioca tem, recuperando a autoestima, trazendo soluções para os desafios do dia a dia e fomentando ainda mais negócios para a cidade.
Para o Senac RJ, o Web Summit é uma grande oportunidade para construir um legado para a cidade que reduza o gap digital e ajude a inserir a população, principalmente a mais vulnerável, nos ambientes de educação, tecnologia e inovação.
– Em parceria com inúmeras empresas e entidades do setor, queremos mostrar que há oportunidades de capacitação ao alcance de todos, expandir o acesso aos territórios tecnológicos e provar que a verdadeira inovação é aquela que gera oportunidades –, comenta Sérgio Ribeiro, diretor regional do Senac RJ.
Participação da Prefeitura
Além da presença do prefeito Eduardo Paes na abertura no dia 1º de maio, a Prefeitura do Rio e o Senac RJ terão um estande conjunto de 18m², no pavilhão 3 – E201 do Riocentro. O espaço será usado para promover a cidade, divulgar iniciativas do Rio nas áreas de inovação e tecnologia, além de fomentar negócios bilaterais.
De acordo com o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, o Rio de Janeiro já é conhecido pela sua criatividade, por ter as melhores universidades, grandes bancos e empresas de energia e um capital humano de alta qualidade.
– Além de linda, somos uma cidade tecnológica e com grande potencial para negócios. A chegada do Web Summit vem para chancelar as nossas vocações e mostra que estamos no rumo certo para nos tornar a capital da inovação na América Latina – afirmou.
A agenda inclui ainda uma série de palestras e debates, que acontecerão na arena entre 10h e 16h, nos dias 2, 3 e 4.
A programação vai abordar temas como Smart Cities, Inovação Aberta e Sustentabilidade e inclui nomes do mercado como Fabio Amorim, CEO do Hortifruti, e gestores da Prefeitura do Rio.