Projeto Reviver
Reportagem: Silvia Pereira / Fotos: Arquivo
Publicado em: 22 de setembro de 2025 às 22:55
Em uma entrevista recente, gravada no restaurante Os Ximenes na Glória, o Portal 8k bateu um papo com o vereador Rafael Aloisio Freitas, sobre sua visita ao famoso Ximeninho, que na ocasião do encontro ficou sabendo da indicação do Vereador para o recebimento do Título de Cidadão Carioca na Câmara de Vereadores.
Sem dúvida, trata-se de uma das maiores honrarias à figuras de grande relevância, e que fazem a diferença, pois contribuem para o engrandecimento da Cidade Maravilhosa, movimentando a economia local, alavancando o ranking de empregabilidade e ocupação produtiva da mão de obra profissional, perfil este que marca o nosso anfitrião homenageado Ximeninho, um dos grandes representantes da área da gastronomia no Rio de Janeiro.
Aproveitando o momento, tivemos a oportunidade de conferir com o vereador Rafael, alguns de seus projetos, desafios e a sua visão para o futuro da nossa cidade.
Ele que tem uma formação sólida como Cirurgião-Dentista, e uma pós-graduação em Gestão Pública, vem desenvolvendo uma trajetória muito bem sucedida de quatro mandatos, trazendo uma perspectiva única para a política local.
Com foco e objetivos coerentes, ele, ao longo desse tempo, foi escalando na vida pública com uma autoridade que lhe foi conferida por suas propostas legislativas e suas ações parlamentares, que o ajudaram a construir uma marca de identidade que o levaram a conduzir a presidência da Comissão Especial do Plano Diretor da Cidade
Depois disso, vieram a Comissão de Acompanhamento das obras do Parque Piedade, além de comandar a Frente Parlamentar do setor de Gastronomia em um período desafiador: a pandemia do COVID-19.
Foi aí que ele exerceu um papel vital, na busca por soluções que dessem sobrevivência aos empreendedores locais, proporcionando ao conjunto da população alívio, em um momento tão atípico em que a economia enfrentava uma dura retração, com o desemprego batendo à porta.
Com todo esse protagonismo de resultados, entrou pela porta da frente em sua quarta legislatura, no exercício e manutenção, pelo terceiro biênio consecutivo, a função de 1º Secretário da Mesa Diretora, contribuindo de forma significativa para a administração da Câmara.
Vamos à entrevista:
8k – Uma proposta que chama muito a atenção, pelo resgate histórico do próprio país, é a da revitalização da Estação Leopoldina. Pode destacar, em um breve resumo, de como está se dando esse projeto?
Vereador Rafael Freitas – Bom, o projeto de revitalização da Estação Leopoldina no Rio, realmente tem um um forte apelo ao nosso resgate histórico, mas ao mesmo tempo, a ideia remete ao contemporâneo, á modernidade e à atualidade. Veja então, a composição do projeto: está sendo instalado no local, um Complexo Cultural, Habitacional e de Lazer, com a construção de uma nova Cidade do Samba, um Centro de Convenções e um bairro popular, além da restauração do Edifício Histórico para abrigar todo o projeto.
Em suma, o projeto prevê beneficiar os seguintes aspectos:
- Restauração do Edifício histórico:
Recuperação das fachadas, esquadrias, Salão Principal e um novo Mezanino.
- Nova Cidade do Samba 2:
Que abrigará cerca de 14 galpões para as agremiações da Série Ouro, num terreno de 28 mil m².
- Centro de Convenções:
Um espaço de eventos construído em parceria com a iniciativa privada ao lado do prédio.
- Conjunto Habitacional:
Apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida para a região
Equipamentos públicos:
- Uma Unidade de Saúde e uma Escola Experimental Tecnológica (Ginásio Experimental Tecnológico).
- Aproveitamento dos Trens Tombados:
Sete composições ferroviárias serão tombadas, e que estão no local, e serão transformadas em um Museu ou parte de uma Exposição.
8k – O senhor teve uma participação bem ativa na construção do Plano Diretor da cidade. O que o senhor destacaria para os próximos 10 anos, para a cidade do Rio de Janeiro?
Vereador Rafael Freitas – O objetivo principal é direcionar investimentos para as zonas centrais e norte da cidade, áreas que mais necessitam de infraestrutura, uma vez que concentram a maior parte dos empregos.
Com a demanda por revitalização pós-pandemia, houve um incentivo à construção de moradias, promovida pelo Projeto Reviver, que visa não apenas a recuperação do comércio, mas também o estímulo à cultura local. Exemplos incluem a criação da Rua da Cerveja e a revitalização de Feiras como a do Lavradio e da Glória.
O projeto busca transformar o Centro do Rio em um espaço mais dinâmico, unindo áreas residenciais e comerciais, facilitando o acesso ao emprego e reduzindo o tempo de deslocamento.
Além disso, a Zona Norte é uma prioridade para novos investimentos, com novos lançamentos de prédios residenciais. E para alcançar esses objetivos, é essencial a colaboração entre o Governo Federal e a Prefeitura, além da Iniciativa Privada